myozone geradores de ozônio
Voltar

Qualidade do pescado ozonizado durante o armazenamento

Ano: 2017

Tipo de Trabalho: Conclusão do Curso de Medicina Veterinária

Centro de Pesquisa: Universidade de Brasília – UnB

Orientador: Professora Hanna Alves

Autor: Hilano Braga Teixeira e João Lúcio Braz

Área de Atuação: Tecnologia de Pescados

Palavras-chaves: Ozonização; Pescado Armazenado; Qualidade

O pescado é rico em proteínas e possui todos os aminoácidos essenciais ao crescimento e à manutenção do organismo humano, aliado à presença de elementos minerais necessários às inúmeras funções orgânicas.

Tem-se evidenciado que a contaminação e a deterioração do pescado ocorrem mais facilmente em virtude de sua composição química específica, com isso, a ozonização surge como uma técnica de desinfecção para retardar a decomposição, melhorar a segurança alimentar dos produtos e aumentar a vida de útil do produto.

Objetivou-se com este estudo demonstrar a aplicação do ozônio no processo de armazenamento da Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) como alternativa viável de sanitização do pescado, elucidando sua qualidade.

O estudo realizado comparou 4 diferentes tratamentos, sendo 3 tempos de imersãodo pescado em água ozonizada e 1 testemunha. As análises qualitativas e microbiológicas observadas foram: contagem de aeróbios mesófilos, bolores e leveduras, pH e acidez.

É possível concluir, a partir dos resultados obtidos, que a exposição à água ozonizada reduziu a contagem de mesófilos aeróbios e possível redução, através de análise visual, de bolores e leveduras. Não houve alteração significativa na qualidade do produto durante o processo de ozonização.

Artigo Completo